sexta-feira, 21 de maio de 2010

Projeto em Recife transforma lixo eletrônico em arte

Nas mãos das artesãs, discos de vinil ganham textura e colorido especial e viram relógios e porta-trecos. CDs servem para fazer calendário ou luminária e até um telefone velho foi aproveitado num quadro bem moderno.

Disquetes de computador que hoje estão ultrapassados podem ser transformados numa bolsa hight-tec. Bolsas de lona permitem entrar na moda e, ao mesmo tempo preservar o meio ambiente.

A engenheira Ana Lúcia Borba aproveita matérias-primas a que muitos não dão valor para dar uma ocupação aos moradores de comunidades pobres do Recife. “A idéia é aumentar a vida útil dos produtos, fazer com que o resíduo permaneça por mais tempo”, explica.

O trabalho com recicláveis garante ocupação numa região onde o desemprego é um pesadelo comum. A artesã Márcia Teixeira esta contente: “Agora está ótimo. A gente fez o curso e agora a está ganhando com isso”,

Com o trabalho, as mulheres da comunidade têm três conquistas para comemorar: elas ajudam a melhorar a renda da família, cuidam do meio-ambiente e participam de uma organização que as fortalece como cidadãs.

Conscientes e criativas, as mulheres fazem pulseiras coloridas com garrafas pet e colares de lacres de latinhas. Para entrar no clima do natal, a novidade é uma árvore feita com dezenas de garrafinhas que iriam para o lixo.
AndréGeraldo :D

2 comentários:

vanessa ._. disse...

Legal *-*

joao paulo*-*, edilson jr*-*, disse...

Esta muito massa e interessante.com xd*-*

cocotinha
jao palu

Free Hit Counter